Páginas

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Influência militar está em alta na moda masculina

No casamento do príncipe William e de Kate Middleton, pudemos observar a imponência de uniformes bem cortados usados pelos homens da família real O que poucos sabem é que várias roupas que usamos hoje em dia têm referência militar. O estilo entra e sai de moda e, no próximo inverno, volta a ser tendência interessante de ser usada, sempre com o equilíbrio certo. Afinal, ninguém quer sair por aí fantasiado de soldadinho de chumbo, não é mesmo?
A influência das roupas militares na moda masculina é muito maior do que se imagina e abrange desde peças que atualmente são consideradas tradicionais, como o trench coat e jaqueta estilo aviador, até acessórios como os óculos Ray-ban.

Peças de uniformes militares que viraram clássicos
trench coat surgiu em 1879 quando Thomas Burberry criou um casaco de gabardine, um tipo especial de tecido confortável e resistente à chuva. Seu primeiro cliente foi o exército britânico, que encomendou suas peças para os soldados que lutaram nas trincheiras (daí o nome trench) na 1ª Guerra Mundial.
O cinema colaborou muito para o sucesso entre civis deste tipo de casaco. A figura mais emblemática que usou este casaco foi o personagem Rick Blaine, interpretado por Humprey Bogart em "Casablanca". Mas nem só em filmes antigos a peça aparece. Na triologia Matrix, o personagem Neo, interpretado por Keanu Reeves, usa um modelo preto mais longo que traz elementos do futuro e do passado, do Oriente e Ocidente.
jaqueta aviador foi criada por Leslie Irvin que projetou, desenhou e fabricou o primeiro modelo clássico. Batizado de A1, era feito de couro, fechado com zíper, e tinha punho e cintura ajustados, para que o vento e o frio não atrapalhassem os pilotos de avião, já que naquela época, eles eram abertos. Em 1917, a Força Aérea dos EUA adotou a jaqueta que passou a ser conhecida como “bomber” (bombardeiro, em inglês). Em 1931, a marinha criou a sua própria versão de jaqueta para os pilotos locados nos porta-aviões, a G1.
No cinema não faltaram personagens memoráveis que usaram jaqueta aviador como os pilotos vividos por Tom Cruise em “Ases Indomáveis” (1986) eArnold Schwarzenegger, em “Sexto Dia” (2000). Uma curiosidade é que a jaqueta que Harrison Ford utiliza em "Indiana Jones" é uma mistura do clássico modelo A2 com uma jaqueta de James Dean.
A calça cargo tem como principal característica os vários bolsos utilitários, incluindo os laterais na altura da coxa. Elas foram usadas primeiramente em 1940 por paraquedistas, e trinta anos depois começaram a ser compradas por jovens em lojas do Exército. O sucesso do modelo entre trabalhadores da construção civil fez com que a Levi’s criasse uma versão em jeans que ganhou o nome de “calça carpinteiro”. De lá para cá, conheceu altos e baixos na moda, mas já se tornou um clássico do guarda-roupa masculino.
Os óculos aviador foram criados em 1936 pela Baush & Lomb (que possui a marca Ray-Ban) a pedido do tenente John MacCready, que teve um problema de vista por causa do sol depois de um vôo de balão. A marca desenvolveu um modelo anti-reflexo com lentes de cristal verdes que filtravam os raios infravermelhos e ultravioletas. A armação, banhada a ouro, pesava apenas150 gramas e os óculos foram rapidamente incorporados pelos pilotos americanos. O modelo se tornou popular a partir da década de 60 e virou um clássico usado até hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário